7 dicas para uma pele saudável e bonita


De tanto em tanto tempo vou recebendo elogios em relação ao estado da minha pele e ainda há uns dias me pediram para falar um pouco mais acerca dos cuidados que tenho com ela. 

A verdade é que são os básicos, como já referi aqui, mas há coisas que, a meu ver, importam mais do que a marca e/ou a quantidade de produtos que utilizamos, e foi por isso que surgiu este post.

Ainda que considere que são dicas do conhecimento de toda a gente, não custa partilhar as que, no meu caso, fazem toda a diferença.

1. Beber muita água 
Eu bebo cerca de 2 litros de água por dia e acreditem, faz mesmo a diferença.

Durante o dia tenho sempre, no escritório, uma garrafa de água ao pé de mim e isso é um aviso constante que me ajuda a beber água suficiente. Às vezes, ao fim-de-semana, desleixo-me e noto logo a diferença, pois a pele fica mais baça e sem vida.

2. Manter um estilo de vida saudável
A verdade é que o maior segredo para uma pele bonita e cuidada é a alimentação. Se exagerar nos fritos ou nos doces a minha pele é a primeira a dar sinais disso e, por isso, procuro manter uma alimentação o mais equilibrada e saudável possível. Dou preferência a alimentos o menos processados possível e acreditem que faz pela vossa pele o que nenhum creme consegue fazer.

Claro que tenho as minhas refeições menos saudáveis, mas procuro manter uma alimentação saudável 80% do tempo e obviamente, alio-a a exercício físico. Sou, especialmente fã de corridas ao ar livre. 

3. Retirar SEMPRE a maquilhagem antes de ir dormir 
Deixei, finalmente, de ser preguiçosa! O verão ajuda, pois aplico menos maquilhagem e não tenho problemas em desmaquilhar-me mal chego a casa! Mas, acima de tudo, os cuidados que tenho tido com a alimentação e com a pele fazem toda a diferença. 

4. Aplicar protetor solar 
Super hiper mega importante! Admito que nem sempre tive este cuidado.  Procurava cremes de dia e bases com alguma proteção mas, atualmente, não saio de casa sem aplicar protetor solar com SPF 50! Mesmo que não vejam efeitos imediatos, no futuro a vossa pele vai agradecer. 

5. Fazer máscara de lama do Mar Morto
Este é um hábito que nem sempre tive mas que, depois de começar a reparar nas diferenças, comecei a ter. Semanalmente ou de 15 em 15 dias, a máscara de lama do mar morto não pode falhar. Ajuda a limpar a pele, mas convém hidratar bem de seguida. 

Como encontrar lama do Mar Morto em Portugal pode não ser fácil, procurem as opções de marcas como O Boticário. Em tempos utilizei uma das máscaras deles e fiquei muito satisfeita com os resultados. 

6. Utilizar um bom hidratante 
A pele do rosto importa, mas não é por isso que devemos descurar o resto do corpo. Atualmente, como já referi neste post, a minha escolha tem sido o óleo de coco. Natural, biológico, super hidratante e com um cheirinho maravilhoso. 

Com o calor que se tem feito sentir, sabe deliciosamente bem passar uma boa camada de óleo de coco pelo corpo antes de dormir! E é ótimo para aquelas zonas chatas tipo cotovelos e calcanhares.

7. Procurar levar uma vida tranquila e sem stress
Não quero, com isto, dizer que sou uma pessoa sempre feliz e de bem com a vida, mas tenho procurado sê-lo cada vez mais, porque noto que a minha pele se ressente em alturas de mais stress. 

Procuro dormir sempre 8 horas por dia e, quando não consigo, a neura faz-se notar muito mais do que os problemas de pele. 

Comentários