Vingança

"A Vingança é um prato que se serve: 
Idealmente, frio...
Normalmente, morno...
Em desespero, quente... 

Um menu com três níveis de temperatura.
Ou temperamento."








Nunca falei do Cruel no blog, por distração ou preguiça, porque a verdade é que é dos sítios que mais gosto no Porto. Mas quando soube que a criadora do mesmo - Marta Freitas - se tinha juntado, de novo, ao chef Luís Américo, sabia que tinha de visitar o Vingança o quanto antes. 

Tal como no Cruel, a carta do Vingança divide-se em três secções. Se, no espaço anterior os clientes eram desafiados a arriscar nos pratos, com opções para os mais medrosos e para os mais corajosos, no Vingança, o elemento diferenciador é a temperatura. 

A carta permite partilhar mas, se são dos que não gostam de o fazer, têm opções de pratos na carta. Nós preferimos sempre pedir algumas coisas para experimentar. 

A decoração do espaço é inspirada no "ambiente dos gangsters, da elegância e do requinte dos anos 20". Eu, que adoro flamingos, perdi-me de amores com as paredes. 

Começamos com o couvert, uma mistura das três temperaturas: manteiga com flor de sal (frio), tomates assados (morno) e um shot creme de ervilhas com azeite de chouriço (quente). 

O primeiro petisco chegou num ápice, bem como todos os restantes. Um serviço bastante rápido e eficaz. 

Provámos então o ceviche de garoupa e milho crocante e, depois, deliciamo-nos com o tataki de peito de pato com puré de alperces e cebola crocante. Para finalizar, dividimos um dos pratos principais: o ovo cremoso com puré de aipo, cogumelos salteados e molho de trufa.

Fiquei bem com os pratos anteriores mas ele não e, por isso, pediu o rosbife com azeite de alecrim e lascas de parmesão. Não gosto de rosbife e, por isso, não provei, mas ele deu-me indicação de que, de todas as opções, foi a que menos gostou. 

Eu guardei-me para a sobremesa, mas pretendia algo leve, por isso apostei no mil-folhas de lima com framboesas frescas. Uma perdição! 

Definitivamente um sítio a voltar, com um conceito inovador e que permite uma experiência diferente do habitual. 

Comentários

Enviar um comentário